França: 1,74 milhões de euros para apoiar associações francesas no estrangeiro

O Ministério francês dos negócios estrangeiros atribuiu 1,74 milhões de euros para apoio à rede associativa francesa no estrangeiro, em 2018, mas apenas 6.300 euros foram para Portugal.

Com o fim da “Reserva Parlamentar”, votada no ano passado, no quadro da nova “Lei para a confiança na vida política”, os Deputados deixaram de ter um “envelope financeiro” para apoiar associações nos diferentes círculos eleitorais.

O Presidente da República Emmanuel Macron pediu então ao Ministério dos negócios estrangeiros para elaborar um dispositivo de acompanhamento do tecido associativo francês no estrangeiro. Este dispositivo foi validado pela Assembleia dos Franceses do Estrangeiro – o equivalente do Conselho das Comunidades Portuguesas – e os interessados tiveram 6 meses para apresentar candidaturas a financiamento.

Segundo o Ministério francês dos negócios estrangeiros, 302 candidaturas foram analisadas pelos Conselhos consulares – o equivalente, no caso português, dos Conselhos das áreas consulares.

Este foi um ano experimental porque não abrangeu a totalidade do ano, mas no dia 28 de setembro foi apresentada a lista definitiva dos subsídios atribuídos a projetos essencialmente de educativos ou culturais, mas também caritativos, económicos e sociais. Houve ainda projetos na área da cooperação científica, da memória e da comunicação, entre outros.

Os 223 projetos que acabaram por ser apoiados, arrecadaram subsídios no valor de 1,74 milhões de euros. A próxima campanha de apoio ao movimento associativo dos Franceses do estrangeiro vai começar já em janeiro de 2019.

 

Lista parcial de projetos aprovados:

 

Portugal / Lisboa

Alliance française do Algarve

Modernização da Mediateca da Alliance Française

3.800 euros

 

Portugal / Lisboa

Associação ETP Entreprendre.pt

Salão da criação de empresas e do emprego, em Portugal

2 500 euros

 

Brasil / Recife

Acteurs de la Citoyenneté

19.520 euros

 

Brasil / Rio de Janeiro

Instituto Internacional Correr Bem

Festival Toi+Moi

15.200 euros

 

Brasil / Rio de Janeiro

Associação de pais de alunos do Liceu Molière de Rio de Janeiro

“Sociedade Francesa e Brasileira de Ensino”

5.784 euros

 

Brasil / Rio de Janeiro

Associação de Cultura Franco-Brasileira

Vive la France!

20.000 euros

 

Brasil / S. Paulo

Associação das Famílias Francófonas de Curitiba (AFFC)

3.000 euros

 

Brasil / S. Paulo

Pasteur Atlético Clube

Equipa de râguebi do Liceu Francês de São Paulo

5.000 euros

 

[pro_ad_display_adzone id=”17510″]